Patxi Peula, ESP, vence pela 5ª vez o torneio Terras do Infante e Marine Lefeuvre, FRA dominou nas senhoras
Após 2 anos de interregno, devido à pandemia, o maior Torneio Internacional da Península Ibérica e a segunda etapa da Taça da Europa de 2022 regressou renovada, dinâmica, competitiva e emocionante.
Estiveram presentes perto de meio milhar de patinadores em representação de 94 clubes, de 16 países e 4 continentes (Europa, Ásia, Oceania e América).
As provas decorreram na excelente pista da escola secundária Júlio Dantas, bem engalanada e com muito público presente durante dois dias, sexta e sábado, e na imponente Avenida dos Descobrimentos, com a magnífica baía de Lagos como “pano de fundo”, em livestreaming para todo o mundo através dos canais de Youtube, World Skate EuropeTV e Roller LagosTV.
As provas foram disputadas com muito boas condições atmosféricas, com céu limpo ou ligeiramente nublado, mas sem chuva, nem vento, com os programas horários quase completamente cumpridos.
O nível esteve elevadíssimo, com muitos comentadores a indicarem ter sido o melhor ano de sempre, das dezassete edições até agora.
Nos seniores masculinos tivemos grandes espetáculos de velocidade, emoção e combatividade com destaque para o vencedor do ranking geral do Torneio Patxi Peula, seguido prelo franceses, Martin Ferrie, duplo campeão mundial em título e Victor Aerts. Martyn Dias, o patinador da casa, mesmo vindo de doença, foi o melhor português na quinta posição. Para a Taça da Europa, dividida em Provas de curta e Longa distância, Ferrie foi o vencedor na Longa distância e Jhoan Guzman,ESP nas Curtas distâncias. Os melhores portugueses em cada uma destas vertentes foram, Miguel Bravo, em 5º e Martyn Dias em 8º, respetivamente, ambos do Roller Lagos C.P.
Nas senhoras a campeã europeia de Maratona, Marine Lefeuvre, FRA, venceu a geral, seguida da colombiana Aura Quintana, vencedora na última edição e da húngara Dominika Gardi. A melhor portuguesa na 23ª posição foi Margarida Sousa do A.D.A Canelas.
Na Taça da Europa (TE) de Curta distâncias a vencedora foi a multicampeã europeia Mathilde Pedronno, FRA e nas longas distâncias venceu a, também, francesa Marine Lefeuvre. As melhores portuguesas foram, Maria Gomes Silva, em 33º e Margarida Sousa, em 14º, respetivamente, ambas do Arsenal de Canelas.
No escalão de Juniores femininos, a alemã Ohl venceu após uma desclassificação da patinadora com mais vitórias, a colombiana Keily Delgado. Duas portuguesas conseguiram entrar nos 10 primeiros, Inês Bettencourt em 8ª na geral (6ª nas Distâncias Curtas da Taça da Europa) e Maria Beatriz Silva em 10ª (5ª nas distâncias longas da Taça da Europa). Em masculinos dominou completamente, vencendo todas as provas em disputa, sendo por isso o duplo medalha de ouro na Taça da Europa das curtas e longas distâncias, Manuel Taibo, ESP, imbatível. João Branco foi o melhor português, 5º na geral do Torneio (6º nas curtas distâncias e 7º nas longas, na TE), Carlos Luz, ADA Canelas, 9º na geral e brilhante 4º na TE Longas distâncias e Diogo Rolo, AEM Grande Poente, 8º (9º na TE de curtas distâncias). Ainda dentro dos dez primeiros, Diogo Silveira 10º nas distâncias curtas.
Youth/Juvenis Masculinos – Afonso Silva, CDR Prazeres venceu a geral e a Taça da Europa, tanto nas Curtas como nas Longas distâncias e Miguel Monteiro, Roller Lagos C.P. foi segundo na geral e 2º e 3º na TE, Longas e Curtas Distâncias. Referência ainda João Jesus, ADR Santanense, e Tiago Monteiro, Roller Lagos C.P:, respetivamente, 5ª na geral, 4º nas TE Curtas e Longas distâncias, e 5º e 6º nas TE Curtas e Longas distâncias e 6º na geral do Torneio.
Em Youth Femininos a dominadora foi a patinadora portuguesa do ADR Prazeres, Madeira, Jéssica Rodriguez repetindo o domínio que teve em Gijon, na primeira etapa da Taça da Europa, liderando nas duas variantes e no ranking geral. Jéssica venceu todas a provas menos uma, os 100m que foram ganhos pela, também madeirense, mas do S.C. Maritimo, Francisca Henriques, que foi a segunda na geral e em ambas as variantes da Taça da Europa.
Nos Cadetes Masculinos vitória para Filipe Loureiro, do Roller Lagos C.P., na geral e na TE Curtas distância, prata nas longas distâncias. Prata também para o português Manuel Piteira, do AGEMarinha Grande Poente, nas curtas distâncias e com vitória nos 100 metros e bronze nas Longas distâncias.
Nas Cadetes femininas a patinadora do CCD Veiros, foi a brilhante vencedora, num escalão muito disputado, tendo conquistado a medalha de ouro na Taça da Europa de Curtas distâncias.
No último dia, tivemos os esperados 100metros, prova mais curtas da Patinagem de Velocidade, com 3 patinadores de cada vez, cada um no seu corredor, com as vitórias a sorrirem, em senhoras, à campeã Europeia a francesa Pedrono (em 11,053’’) e ao recém, naturalizado espanhol, Jhoan Guzman (em 10,081’’), considerados por muitos o homem mais rápido do mundo sobre patins, o “Usain Bolt dos patins”, mas que não baixou dos 10 segundos, ao contrário do que se esperava, nem fazendo o melhor tempo, esse ficou na posse do alemão Ron Pucklitzsch (10,002’’), mas nas eliminatórias.
Paulo Batista